domingo, 6 de novembro de 2011

Desabafo de um motociclista indignado

Amigos e amigas,

 Resolvi hoje utilizar o espaço do blog para compartilhar com vocês algumas reflexões sobre o tratamento que tenho recebido (ou, mais corretamente, sobre o tratamento que não tenho recebido) por parte da Suzuki.
 Como muitos de vocês sabem, sou proprietário de uma Boulevard 1500cc, 2008/2009: uma máquina realmente extraordinária. Mas, como tem acontecido com boa parte das motos de grande cilindrada da Suzuki, passei, há coisa de dois meses, pelo dissabor de ter o retificador queimado após 1 ano e 2 meses de uso da moto (que foi retirada zero kilometro da concessionária). Bem, cheguei a cogitar a troca da peça sem acionar a Suzuki, fazendo o serviço em oficina de confiança, mas, dando uma boa olhada na internet, percebi que o problema é praticamente pandemico no modelo e que a Suzuki, em vários casos, se dispos a ampliar os efeitos da garantia para solucionar o problema (um falso recall???). Para resolver tudo mais rapidamente, acionei o transporte do seguro, que levou a moto de Araguari para a concessionaria Suzuki de Anápolis, onde comprei a moto (tudo isso por sugestão de funcionários da própria concessionária em questão). Desde então, pessoal, tenho passado por um verdadeiro inferno para reaver a minha moto. 
Não sei exatamente qual a intenção da Suzuki do Brasil com o pós-venda que vem praticando, mas o descaso, a burocracia e o desrespeito têm sido o eixo de sustentação desta relação que estabeleceu comigo (e, pelo que ouvi dizer, com outros tantos amigos motociclistas). Já providenciamos relatórios de todos os tipos, laudos técnicos, fotos etc etc etc...tudo enviado para o que a concessionaria chama de "Suzuki" (a impressão que tenho é a de que a tal "Suzuki" -- seria J. Toledo? Não sei...-- é algum tipo de divindade ou entidade metafísica à qual alguns poucos eleitos tem acesso, talvez por meio de alguma reza especial ou algo do tipo...): tudo é culpa dela, mas como flutua acima da nossa existência terrena, as coisas continuam sem solução. Uma das últimas noticias que tive foi realmente de arrepiar: a concessionaria mandaria uma carta para o Japão (!!!!!) para que a troca da peça fosse autorizada. Tudo isso após indicar dados biométricos do piloto, condições de uso da moto (se fiz motocross com a Boulevard? Não, não...fiquem tranquilos) etc etc etc (não vejo a hora de receber solicitação de exame de sangue para verificarem se eu sou realmente eu mesmo ou outra pessoa!). Em suma, estou há dois meses (DOIS MESES!!!) sem moto e, PASMEM!, sem saber quando (e se) terei a minha moto de volta. Já fui carinhosamente xingado de tudo por vários amigos motociclistas com os quais mantenho contato regular pelo fato de até hoje nao ter ingressado com uma ação contra a Suzuki e contra a concessionária de Anápolis (que talvez seja mais uma vitima da tal "Suzuki"...mas devo pagar pela relação tumultuada entre eles?). Tenho segurado este passo por (ingenuamente?) acreditar que tudo se resolverá em breve...mas, será mesmo? Perdi VÁRIOS encontros, passeios, reuniões de amigos...momentos que não voltam mais e cuja ausencia fazem experimentar um gosto amargo na boca (quem ama de verdade as motocas sabe a raiva que tudo isso dá). O pior é saber que em 6 dias a peça chegaria na concessionária...quando comprada, obviamente. Comportamento honesto com o cliente prejudicado por um problema estrutural a ser resolvido pela garantia? Não me parece...
A ultima noticia da loja de Anápolis: a Suzuki resolveu se antecipar e "doar" uma peça para que a troca seja feita. Confesso que quase deixei rolar uma lágrima de emoção, não fosse a desfaçatez de se falar em "doação" depois de dois meses de angustiante espera. Quando a "doação" será feita? Não se sabe...
 É...acho que dificilmente escaparei de uma passada pelo tribunal. Continue assim, Suzuki...grandes marcas já fizeram o mesmo e pagaram o preço. As máquinas produzidas pela Suzuki continuam a figurar entre as melhores, isso ninguem questiona. Mas não adianta empurrar as motos na venda e abandonar o cliente quando precisa resolver problemas como esses. É uma pena, Suzuki...é realmente uma pena.
 Dennys Garcia Xavier
(Professor de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/Presidente do Xaviera Moto Clube) 

9 comentários:

  1. Amigo, quem sabe vc diz que é funcionário da rede globo,vc assistiu que até fazem troca e devolvem dinheiro.Ou então uma celebridade .Só nas vendas e nas novelas acontecem milagres.Temos uma justiça muito lenta,mas entra detona marca é só marca.Abraços Angela.Ex cliente da susuki.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que não pode deixar isso barato, vamos entrar com processo e exigir outra moto zera. Danos morais.
    Luciana (esposa do cliente mais calmo que a Suzuki já teve), por mim, vai pro p....

    ResponderExcluir
  3. Primo, sei bem o que vc está passando e sentindo. Vc sabe que eu tenho uma "Suzuki Katana". Tudo bem que já é uma vovó, mas é uma Suzuki e sempre que eu preciso de peças é um sofrimento. Infelizmente eu já tive que fazer adaptações de outras marcas, agora minha "Suzuki Katana" é na verdade uma "Katayamahonsinski". Legal o nome, né!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amigo! Infelismente é assim que acontece, acredito que eles não vão dar uma solução definitiva para o prolema de sua moto, sem que voce tenha que gastar alguma coisa.Dica: Minha moto teve este mesmo problema da sua dei um tiro no escuro e comprei um retificador( RS180,00) via Mercado Livre de um pessoal do Sul de Minas e, acertei em cheio, minha moto não teve mais problemas e, estou muito satisfeito. Em tempo: Eles tambem recondicionam o retificador original e dão garantis. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão eu acho que voce está muito calmo, pois lembro quando sua moto foi pra anápolis, caramba já faz tempo. Entra com um processo contra esses mentirosos, irresponsaveis e enganadores porque eles parece que não está nem aí para os clientes.

    ResponderExcluir
  6. Dennys, opinião pessoal: documenta tudo, troca a peça e entra com uma ação contra a Loja de Anápolis e contra a Suzuki. A motocicleta parada por tanto tempo vai te gerar mais custos por exemplo a troca de todo óleo, bateria e por ai vai. Boa sorte!
    Andre Manosso - Harlysta

    ResponderExcluir
  7. Porque voce não: - mete eles na justiça;
    - faz um blog (ou forum, ou sei lá o que)sobre clientes insatisfeitos com a J.Toledo, colhendo depoimentos;
    - faz um vídeo na porta de uma Suzuki, contando a historia, mostrando os "laudos" etc, e mete no YouTube, Facebook, Orkut, e todos esses sites divulgadores de video quetem por aí;
    - se tiver um amigo, mete isso num jornal da globo e/ou concorrentes;
    - faz chegar esse material à Suzuki (matriz) ?????????????

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, você tem razão quando diz ser a Suzuki uma grande marca. Esvrevi vários e-mails para J. Toledo que nunca me respondeu nenhum. São moleques que não respeitam o consumidor. O que te aconselho é: o Brasileiro só aprende quando doi no bolso. Juiz neles, peça danos morais ( onde ja se viu deixar de ir aos seus passeios e encontros? ou será que eles pensam que você comprou a moto para que? e contrate um bom advogado para arrebentar essa tal de J. Toledo.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, amigos, pela força e pelo apoio...
    Nesta semana mesmo juntei toda a papelada e ingressei com uma açao. Paciência...não é o que eu gostaria, mas fui obrigado a fazê-lo. Um abraço forte e boas viagens a todos!!! Dennys

    ResponderExcluir