Assembleia de SP aprova lei que proíbe garupa em motos
Se sancionada, proibição vai valer em cidades grandes e nos dias úteis.
Descumprimento da lei acarretará em multa de R$ 130.
Garupa poderá ser proibida em São Paulo caso lei
seja aprovada (Foto: Juliana Cardilli/G1)
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que proíbe garupas em motocicletas nos dias úteis da semana. Se sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, a lei irá valer apenas nas cidades paulistas com mais de 1 milhão de habitantes, como São Paulo e Guarulhos.seja aprovada (Foto: Juliana Cardilli/G1)
O projeto de número 485 também torna obrigatória a fixação do número da placa da moto no capacete e em coletes. Os caracteres devem estar legíveis e em cor fluorescente para que possam ser vistos inclusive durante a noite. Quem descumprir as determinações receberá multa de R$ 130.
Segundo o deputado Jooji Hato (PMDB), autor da lei, os objetivos são diminuir os acidentes e combater o crime. “A maior parte dos assaltos no trânsito é feita por garupas. O garupa com o visor escurecido ou espelhado não é identificado e, com a moto, foge em alta velocidade”, disse. A lei não valerá para cidades pequenas, onde o número de acidentes e de assaltos envolvendo motociclistas é menor.
Caso seja aprovada pelo Executivo, a lei, de acordo com o deputado, irá beneficiar a polícia. “O policial vendo dois na moto já aborda. Quero ver se os marginais vão assaltar a pé, de bicicleta ou de carro.”
Questionado sobre os motociclistas sem intenções criminosas, que costumam levar parentes e amigos para passear, o deputado afirmou: “Quem usa para o lazer não será prejudicado. Terá os fins de semana e os feriados para andar de moto na garupa”.
Cada uma nesse pais,agora nem posso mais ir na garupa tenho que pilotar.Será que os políticos também tem que demarcar as roupas antes dos arrombos que fazem na nossa conta?
ResponderExcluirridiculo isso....
ResponderExcluirIsso e ridiculo eles não tem como melhora as leis que ja tem fica enventando mais e mais e revoltante eu sou motociclista viajo muito de moto eu e minha esposa eles nao anda de moto anda de carro ou de avião
ResponderExcluirEles deveriam votar uma lei para tirar os cabeças de bagre que estão no poder inventando moda, ao invés de realizar um trabalho digno e decente para a sociedade. O que dizer dos assaltantes que chegam em 4 nos carros, será que vão sancionar uma lei que proibirá os caronas no carro? e colocar em luz florescente as placas nas roupas em que estão usando?
ResponderExcluir