Tail of the Dragon – 318 curvas em 11 milhas
Cruzar os estados norte-americanos da Carolina do Norte e do Tennessee ficou mais emocionante através da Rota 129. A chamada Tail of the Dragon, ou “O Rabo do Dragão” tem 318 curvas em apenas 17 km.
No início da colonização inglesa na região a estrada foi utilizada em batalhas entre os homens brancos e os índios Cherokee, que viviam no alto da montanha, no lado do Tennessee. Após essas batalhas os nativos perderam o único pedaço de terra que tinham e tiveram que fugir para o estado de Oklahoma.
Ao longo de seus 17,6 kilometros a estrada vária altitudes de cerca de 600 a 250 metros e proporciona alguns pontos de parada em que pode se vizualisar belos lagos e vales ao longo do Parque Nacional Great Smoky Mountains.
Considerada pelos motociclistas uma das melhores estradas dos Estados Unidos para pilotar, a estrada não ganhou tanta fama quanto a Rota 66, mas se tornou um ponto de encontro de motociclistas e motoristas de carros esportivos de todo o mundo.
Apesar de tanta beleza, é também considerada uma das mais perigosas estradas norte-americanas. Acumula mais de 30 mortes nos últimos 15 anos, muitas vezes por excesso de velocidade e consequente perda de direção. Para diminuir os riscos desta estrada o governo reduziu de 90 para 40 km/h.
Para pilotar na Dragon recomenda-se ir nas épocas entre abril e outubro, evitando assim neve, tempestades e diminuindo os riscos de acidente. Para quem vai em abril, fica o convite de fazer a travessia no último fim de semana do mês, quando acontece o Harley Rally, encontro de milhares de harlistas do mundo todo.
No início da estrada tem uma árvore, que é utilizada par pendurar pedaços de motocicletas que se acidentaram ao longo das 11 milhas, a chamada Tree of Shame, A Árvore da Vergonha, em português, já dá ares de como será essa aventura.
Diversas lendas e rumores acompanham a história da estrada, como a existência de fantasmas pela noite, a estrada vai ser substituída por uma grande interestadual, vão construir redutores de velocidade ao longo da rota, o recorde de travessia é de 10 minutos. Não sabemos até onde vai a veracidade dessas histórias, mas sabemos que essa é uma estrada maravilhosa e vale a pilotagem.
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